PROJETO FRANS KRAJCBER

O projeto “O ressurgimento da natureza na arte: estética e ética com Frans Krajcberg foi idealizado após a leitura do livro “Frans Krajcberg” das autoras Roseli Ventrella e Silvia Bortolozzo (Editora Moderna). Conhecendo a vida e obra de Frans Krajcberg que nos alerta para questões ligadas à destruição da natureza e a importância da preservação do meio ambiente e procurando trabalhar dentro das temáticas dos PCNs, com seus temas transversais e, principalmente, colocar em prática as orientações da lei nº 9.795/99, que estabelece a PNEA (Política Nacional de Educação Ambiental) e a própria Constituição Federal que procura “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente” (C. F., art. 225 §1º inciso VI), avaliamos a importância de se discutir a preservação do meio ambiente com nossos alunos de 6º ano. A série escolhida decorre do fato das professoras interessadas em participar desse projeto interdisciplinar atuarem nessas turmas. As professoras das disciplinas envolvidas (geografia, artes, português, ciências e o laboratório de informática) pretendem discutir temas relacionado à natureza e ao meio ambiente, que é a abordagem que Frans Krajcberg utiliza em suas obras. Posteriormente ocorrerá produções plásticas de alunos usando os meios e as temáticas utilizadas pelo artista em suas obras, para exposições na escola e em outros espaços.
A finalização do projeto será a montagem de uma apresentação em Visual Class retratando todas as etapas executadas no desenvolvimento do trabalho.

Objetivo Geral
Compreender a importância da preservação ambiental utilizando os recursos da arte, da tecnologia e do senso comum dos alunos e professores.

Objetivos Específicos
1 – Conhecer vida e obra de Frans Krajcberg
2 – Avaliar as ações incorretas dos seres humanos no Meio Ambiente: queimadas, desmatamentos, poluição...
3 – Discutir a importância da preservação da natureza para as atuais e futuras gerações
4 – Fazer um trabalho de campo com os alunos na Reserva de Cerrado da Sousa Cruz para eles avaliarem as condições ambientais do lugar, tirar fotos de natureza preservada e montar relatórios
5 – Orientar os alunos para observar o espaço próximo à casa deles e capturar os impactos ambientais que os seres humanos provocam nesses locais, por meio da fotografia e produções de textos
6 – Organizar uma seleção de fotos dos alunos que retratem a beleza da natureza e os impactos que os seres humanos impõem a esse meio
7 – Coletar através de impressões, imagens de queimadas e desmatamentos
8 – Coletar através de impressões, imagens de obras (esculturas, quadros...) de Krajcberg
9 – Conhecer os recursos naturais: solo, plantas, flores... que podem ser usados nas produções visuais
10 – Trabalhar com conceitos apresentados nas produções plásticas de Frans Krajcberg
11 – Trabalhar com as construções das cores a partir de pigmentos naturais
12 – Utilizar elementos descartáveis pela natureza (troncos queimados, folhas de coqueiros, pedras, cascas de árvores, sementes...) para produções plásticas, tanto bidimensionais e tridimensionais ( pinturas, esculturas, mandalas)
13 – Produzir textos sobre preservação ambiental e agressões do homem ao meio ambiente
14 – Produzir a biografia do artista Frans Krajcberg
15 – Usar os recursos da informática como aliados ao ensino e à produção e ampliação do conhecimento nas disciplinas envolvidas no projeto
16 – Montar exposição com dados sobre o artista Frans Krajcberg, as fotos e as produções artísticas dos alunos
17 – Montar o Visual Class com todas as etapas de execução do projeto.
18 – Ensaiar uma mini peça teatral com a apresentação do trabalho