OS MENINOS(AS) E OS CÓRREGOS URBANOS DE UBERLÂNDIA
Os córregos urbanos de Uberlândia foram o foco do trabalho desenvolvido e coordenado pela professora Silma Rabelo Montes (Geografia) neste ano de 2009, onde 140 alunos do 9º ano e professores de português/ literatura, informática, arte, história, ensino religioso e ciências; trabalharam em conjunto.
A idéia de montar o projeto partiu da realidade próxima constatada pelos alunos e discutidas inicialmente nas aulas de Geografia; já que um dos córregos contemplados no projeto localiza-se no entorno da escola.
E como em anos anteriores os alunos já haviam sido sensibilizados a refletir sobre o tema durante as aulas de Geografia, quando da discussão dos valores para a promoção da conservação e preservação ambiental; então a temática do concurso Semeando/ 2009 - Sustentabilidade e Meio Ambiente, possibilitou a mobilização para o desencadeamento de várias ações abordadas de forma interdisciplinar.
ETAPAS DO PROJETO:
1.Projeção do Vídeo do Programa Semeando para todas as turmas,
2.Debate sobre a temática,
3.Pesquisa sobre os conteúdos contidos na Revista Semeando/2009 (Geografia),
4.Discussão sobre o conceito de Sustentabilidade e análise de ações incorretas do homem no meio ambiente (Geografia),
5.Visita aos três (3) córregos da cidade : Lagoinha, Liso e Lobo/Carvão (Geografia),
6.Produção de texto feita pelos alunos, onde deveriam ser traçado um paralelos entre o conceito de sustentabilidade e e as condições em que se encontravam os córregos (Geografia),
7.Transformar o texto em Apresentações no : Power Point, vídeos no Movie Maker ou foto novelas (Geografia e Informática),
5.Visita aos três (3) córregos da cidade : Lagoinha, Liso e Lobo/Carvão (Geografia),
6.Produção de texto feita pelos alunos, onde deveriam ser traçado um paralelos entre o conceito de sustentabilidade e e as condições em que se encontravam os córregos (Geografia),
7.Transformar o texto em Apresentações no : Power Point, vídeos no Movie Maker ou foto novelas (Geografia e Informática),
8.Leitura do livro "O menino e o rio" do autor Ângelo Machado, com o propósito de estabelecer uma comparação entre a temática do livro e a situação dos córregos visitados (Literatura / Português),
9.Alunos elaboram propostas para que ocorra a sustentabilidade dos córregos (Português),
10.Concurso de fotografias, poemas, paródias e redações (Geografia / Português),
11.Confecção de cartões telefônicos simulados (Arte),
12.A partir de análise e discussão do texto "Em Sociedade" da Revista Semeando / 2009, alunos passam a entrevistar pessoas idosas sobre o estilo de vida e as formas de sustentabilidade no passado e nos dias atuais, com objetivos de perceberem os benefícios e problemáticas socioambientais originados pelo homem e seus avanços tecnológicos (Ensino Religioso).
13.A partir do texto "Teia da Vida", os alunos fizeram a correlação com a importância da biodiversidade nas áreas das nascentes e ao longo do percurso dos córregos, estabelecendo parâmetros entre os locais visitados e as condições para a sustentabilidade (Ciências).
14.A disciplina de História focou o tema "Cidadania", onde o vereador Neivaldo foi convidado a debater, nas dependências da escola, a situação dos córregos. Ele recebeu o manifesto assinado pela comunidade escolar e sugestões de criação de projetos para a melhoria das condições dos córregos de Uberlândia.
O projeto teve a participação efetiva de professores dos 9º anos, pedagogas, bibliotecárias, laboratorista de informática, direção escolar e comunidade; o que por sua vez trouxe valiosas contribuições para o execução e viabilização do projeto.
TRABALHO DE GEOGRAFIA_GABRIEL PARANHOS9.Alunos elaboram propostas para que ocorra a sustentabilidade dos córregos (Português),
10.Concurso de fotografias, poemas, paródias e redações (Geografia / Português),
11.Confecção de cartões telefônicos simulados (Arte),
12.A partir de análise e discussão do texto "Em Sociedade" da Revista Semeando / 2009, alunos passam a entrevistar pessoas idosas sobre o estilo de vida e as formas de sustentabilidade no passado e nos dias atuais, com objetivos de perceberem os benefícios e problemáticas socioambientais originados pelo homem e seus avanços tecnológicos (Ensino Religioso).
13.A partir do texto "Teia da Vida", os alunos fizeram a correlação com a importância da biodiversidade nas áreas das nascentes e ao longo do percurso dos córregos, estabelecendo parâmetros entre os locais visitados e as condições para a sustentabilidade (Ciências).
14.A disciplina de História focou o tema "Cidadania", onde o vereador Neivaldo foi convidado a debater, nas dependências da escola, a situação dos córregos. Ele recebeu o manifesto assinado pela comunidade escolar e sugestões de criação de projetos para a melhoria das condições dos córregos de Uberlândia.
O projeto teve a participação efetiva de professores dos 9º anos, pedagogas, bibliotecárias, laboratorista de informática, direção escolar e comunidade; o que por sua vez trouxe valiosas contribuições para o execução e viabilização do projeto.
View more presentations or Upload your own.