quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SEMEANDO BLOG E CULTURA POPULAR DO CAMPO E DA CIDADE

Esse projeto começou a ser idealizado ainda na rodoviária de Belo Horizonte, quando retornávamos da premiação de Concurso Semeando de 2009. Anotamos em um guardanapo as primeiras ideias que surgiram para esse projeto. Após sabermos que o tema seria integração campo-cidade ficamos muito felizes, pois, esse é o tema de dissertação de mestrado de uma das professoras que participa desse projeto e que foi vencedora das melhores experiências pedagógicas de 2009, na categoria B. Inicialmente pensávamos em trabalhar integrado com uma escola rural para oportunizarmos aos alunos da escola, uma integração com os alunos da escola rural.
No decorrer do primeiro semestre, percebemos que os alunos de 9º anos gostavam muito de trabalhar usando recursos da informática e que eles estavam lendo um livro na disciplina de literatura, chamado “O blog de Marina, de Júlio Emílio Braz e Janaina Vieira. Então pensamos que a melhor forma de integrar os alunos de uma escola urbana com uma escola rural era usar um blog, principalmente porque a professora do laboratório de informática também integra esse projeto. Como tem uma professora de Geografia que trabalha na escola e também em uma escola rural pensamos em uma parceria com ela e seus alunos da zona rural do próprio município de Uberlândia (o que infelizmente, não foi possível).
Fizemos um levantamento do que os alunos sabiam sobre o tema “integração campo e cidade” e como é o modo de vida das pessoas no campo e na cidade, por meio da aplicação de um questionário tanto na escola urbana quanto na rural. Com a identificação do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema fizemos algumas discussões com os mesmos para o levantamento de hipóteses, que geraram temas e sub-temas e, assim, começamos o projeto.
Concordamos com a metodologia do Programa Semeando de que precisamos desenvolver habilidades e competências para que os alunos encarem desafios que possam surgir. Os alunos de 9º anos estão numa reta final de transição para o Ensino Médio e terão em poucos meses que enfrentar situações que exigirão deles cada vez mais o domínio das linguagens, a compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problemas e terão que construir argumentação e elaborar propostas, ou seja, as cinco competências do ENEM. Por isso decidimos fazer essa proposta de montagem e execução de mini projetos, que alguns educadores consideram ousada para alunos nessa faixa etária, pois como dizem, “esse tipo de projeto, os alunos só fazem na graduação”.
Quanto à aplicação dos objetivos dos PCNs, como a temática mais forte no trabalho executado foi o lado cultural, procuramos, junto aos alunos: perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural e observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

Objetivos
Compreender a importância da integração campo e cidade por meio da análise da cultura popular e do modo de vida das pessoas no espaço rural e urbano, utilizando o blog como ferramenta para o registro de atividades e como um veículo de comunicação e interligação desses dois espaços.



BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS



CULINÁRIA
CONGADO

PRAÇA TUBAL VILELA
PENA BRANCA E XAVANTINHO


INTEGRAÇÃO ENTRE CAMPO E CIDADE


MUNICÍPIOS CANAVIEIROS